Esmalte como Acessório

12:28

Se você nunca ouviu falar e se espantou com o título do post, eu afirmo. Os esmaltes ganharam status de acessórios. Isso porque há algumas temporadas a maison mais famosa do mundo, Chanel, lançou o esmalte Blue Satin e o levou às passarelas.

* O famoso esmalte Blue Satin da Chanel.

Acontece que esse esmalte virou desejo em todo mundo e abriu o caminho do sucesso para outras cores lançadas pela marca posteriormente, como o verde Jade e um marrom acinzentado lindo chamado Particulière. A partir daí muitas marcas começaram a tentar copiar essas cores lançadas pela marca francesa, algumas com êxito e outras nem tanto. Então, as mulheres antenadas compravam desesperadamente essas cores digamos, Chanel inspired, e as que não conheciam toda essa história da marca queriam usar o esmalte que as amigas antenadas estavam usando.

** O verde Jade e as marcas com tons bem parecidos com o esmalte da Chanel.

Diante disso, as mulheres começaram a procurar por cores cada vez menos tradicionais e que trouxessem algum destaque ao look de cada dia. Logo, os esmaltes da Chanel continuaram a serem desejados - assim como a maior parte dos produtos que a marca lança -, mas milhares de novas cores, de diferentes marcas explodiram nas prateleiras saciando a vontade das ávidas por um novo acessório, que tinha que ser cada semana de uma cor, também na ânsia de ser exclusiva. Porque à essa altura, uma cor linda de esmalte já havia se tornado sim, um acessório tão importante quanto um par de brincos ou um anel. Vamos combinar que um esmalte é um item bem mais barato que uma joia, semi-joia ou até mesmo uma bijoux. E quando tudo isso começou a acontecer? Por volta de 2008, o mesmo ano que o mundo mergulhou na crise econômica iniciada nos EUA, principalmente por conta da bolha imobiliária (já citei isso aqui e provavelmente renderá outros posts, pois é imprescindível analisarmos este fato para entendermos como isso afetou a dinâmica da moda).

*


E então, a indústria de cosméticos se viu frente a um boom no mercado e uma oportunidade para investir ainda mais nesse cosmético tão amado pelas mulheres. O resultado disso? Milhares de cores novas e crescimento considerável nas vendas deste item. Só no último ano, segundo portal de notícias Bem Paraná, o setor cresceu 12% e o faturamento chega a 600 milhões.

Pois é, a cor do esmalte que vamos usar no próximo fim de semana tem muito mais importância do que imaginávamos.

*Reprodução
** Foto reproduzida do blog De SP A Côte D'Azur.

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